Sobre o FESTURIS

feira.jpg

FESTURIS: uma feira de conceito, conteúdo e negócios

O FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo terá em 2018 a sua 30ª edição. A feira ocupará 22 mil metros quadrados, no Serra Park em Gramado/RS, e é considerada pelo trade a mais efetiva feira de negócios turísticos da América Latina.

Nesta edição a feira estará dividida nos seguintes espaços: LGBT, Luxury, FESTURIS Gastronomia, Cultural e Religioso, Entratenimento, Inovação e Tecnologia, MICE Corporativo, Business, Sustentabilidade e Turismo Verde, Salas de Capacitações (Programação de oficinas, workshops, e palestras de forma ininterrupta).

Serão 2000 marcas expostas em mais de 400 estandes para um público de mais de 10 mil profissionais vindos de todos os continentes. Esta segmentação impulsiona a capacitação, promoção, divulgação e a comercialização das marcas participantes. Neste modelo, aproxima-se os expositores dos principais players de seu nicho sem perder a chance de contato com buyers em potencial de outros segmentos.

Assim, a geração de negócios é fomentada dentro da feira, resultando em um impacto econômico de R$ 280 milhões na última edição, segundo pesquisa realizada pela UCS – Universidade de Caxias do Sul.

Diversidade de espaços

O Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo terá em 2018 a sua 30ª edição. A feira ocupará 22 mil metros quadrados, no Serra Park em Gramado, e é considerada pelo trade a mais efetiva feira de negócios turísticos da América Latina, sendo a segunda maior em tamanho.

Selecione abaixo um espaço para saber mais

Espaço Business

Espaço destinado aos profissionais que buscam participar da feira sem stand mas com balcões de negócios. Criado em 2017 para facilitar e democratizar o acesso de todos ao FESTURIS.

Diferenciais do Espaço Business

      Espaço Luxury

      Espaço Luxury

      Um dos grandes destaques da feira do FESTURIS é o Espaço Luxury, que sempre surpreende pela elegância e conforto dos ambientes de negócios, além de proporcionar encontros que resultam em ótimas negociações para os participantes. O Espaço Luxury FESTURIS terá em 2018 a sua terceira edição. O acesso ao espaço será exclusivo para buyers e suppliers convidados pelo FESTURIS Gramado.

      O espaço localizado em uma área nobre da feira, teve seu tamanho triplicado na 29ª edição do evento devido a grande demanda de destinos participantes no segmento luxo. Foram constituídos 10 lounges exclusivos, 10 mesas de trabalho e um Bistrô bar como ponto de encontro dos buyers e suppliers, em uma área de 300m². As marcas presentes no segmento de luxo contam com: presença de 200 Buyers exclusivos do segmento de luxo; serviço de mordomo; serviço de Wifi; Bistrô bar; programação social exclusiva; catálogo Exclusivo do Espaço Luxury e serviço de segurança. Os buyers selecionados devem cumprir reuniões obrigatórias pré-agendadas através da plataforma Buyers Club.  

      Todos os buyers receberão credencial exclusiva de acesso ao Espaço Luxury incluindo acesso a toda extensão da Feira de Negócios e programação de experiências.

       

       

       

       

       

      Diferenciais do Espaço Luxury

          Espaço Inovação e Tecnologia

          Espaço Inovação e Tecnologia

          Em sua 18ª edição o FESTURIS Gramado inovou e lançou o Espaço Tecnologia FESTURIS. Hoje, quando o evento alcança a sua 30ª edição, vivemos um novo momento, onde os dispositivos móveis estão sendo percursores de novas plataformas de produtos e serviços para o setor de viagens e turismo, os quais otimizam os potenciais que estas novas tecnologias podem agregar para a indústria turística.

          Considerando o boom tecnológico e a diversidade de produtos e serviços ofertados, percebe-se que o grande desafio desse segmento, é encontrar soluções que oportunizem os players destacarem-se, mas sem esquecer a importância do contato pessoal, a fim de conquistar e fidelizar os públicos de interesse.

          Startup Corner

           

          Seguindo o perfil de apontar tendências para o setor turístico e buscar inovar a cada ano, a organização do evento criou na 29ª edição, o Startup Corner, dentro do Espaço de Inovação e Tecnologia.

          O Startup Corner complementou o espaço com balcões para startups que apresentem projetos e soluções voltadas ao setor turístico. Foram cinco startups selecionadas com a mentoria da Gramado Summit, e que tiveram espaço para apresentar suas ideias e pitchs. Outra novidade no espaço foi a criação de uma área de conteúdo aberta onde ocorreram palestras e workshops em parceria com a UCS e Orgânica Digital. 

          Marcas e destinos interessados em ser expositor deste espaço podem entrar em contato com o Núcleo FESTURIS, pelo telefone: (54) 3286- 3313, com Gislaine Macedo.

           

          Diferenciais do Espaço Inovação e Tecnologia

              Sustentabilidade e Acessibilidadee

              Espaço Sustentabilidade & Acessibilidade

              O Turismo Sustentável não se caracteriza por ser um segmento de massa para que não haja a degradação do meio ambiente. Algumas modalidades se encaixam neste nicho como o Turismo de Natureza, Turismo Rural e Ecoturismo. Contudo, o turismo de forma sustentável deve ser desenvolvido por todos, pois o não atendimento a essa nova realidade fará com que muitos destinos e empreendimentos estejam condenados economicamente, tendo em vista que perderão sua atratividade, em virtude dos impactos negativos causados pelo empreendimento mal gerido.

              Buscando a disseminação destes, e de outros valores, o FESTURIS Gramado criou o Espaço Sustentabilidade e Turismo Verde, uma área na feira onde se aproxima compradores e fornecedores do setor, fomentando a discussão e geração de negócios.

              Neste espaço os expositores podem conversar entre si e também receber o trade em geral, agentes e profissionais interessados neste segmento. Assim a oportunidade de negócios é potencializada e o networking aumenta.

              Marcas e destinos interessados em ser expositor deste espaço podem entrar em contato com o Núcleo FESTURIS, pelo telefone: (54)3295-8509, com Paola Schommer Benevenuto.

              Diferenciais do Sustentabilidade e Acessibilidadee

                  Espaço MICE Corporativo

                  Espaço MICE Corporativo FESTURIS

                  O Espaço MICE Corporativo, já consolidado no FESTURIS desde 2013, apresentou na 29ª edição do evento novidades, como: Novo layout do espaço com balcões de negócios, agendamento obrigatório e o Seminário MICE Corporativo, dedicado a capacitações e atividades para potencialização de negócios. Através dessas mudanças e ações o espaço foi um grande sucesso durante a Feira de Negócios. Para 2018 os organizadores já estão preparando novidades que vão impulsionara ainda mais o segmento. 

                  Focado em expositores e atividades de capacitação relacionadas ao mercado MICE (Meetings, Incentives, Conferencing, Exhibitions), o Espaço MICE Corporativo é uma plataforma de negócios para consolidar a marca ou destino em uma feira voltada para o mercado B2B. Tendo Hosted Buyers exclusivos para o segmento, por meio do Buyer’s Club, sistema de agendamento de reuniões de negócios.

                  Mesmo com o fácil acesso a tecnologia, o contato pessoal ainda é o grande diferencial para a conclusão das tratativas comerciais, e empresas que investem no Turismo de Negócios, alavancam sua marca dentro de um mercado competitivo. É um segmento em destaque que aquece a economia turística do país, onde de cada 3 assentos vendidos, 2 são corporativos, e entre os nichos do mercado, é o que mais cresce em termos de faturamento.

                  O FESTURIS Gramado é a melhor plataforma de negócios para consolidar sua marca ou destino com interesse no segmento MICE, pois oferece um Mix de Produtos, entre Destinos, Cias Aéreas, Conventions, Hotéis, etc, aliados a um vasto Conteúdo e Programa Técnico, proporcionando mais conhecimento, integração e relacionamento.

                  Marcas e destinos interessados em ser expositor deste espaço podem entrar em contato com o Núcleo FESTURIS, pelo telefone: (54) 3286- 3313, com Kenia Jaeger.

                   

                   

                  Diferenciais do Espaço MICE Corporativo

                      Espaço LGBT FESTURIS

                      Espaço LGBT: negócios e diversidade

                      O FESTURIS foi pioneiro em 2009 ao abrir espaço para o mercado Gay Friendly no Brasil. A criação do Espaço LGBT foi um marco e vem fomentando este nicho de mercado ao receber anualmente destinos e expositores que trabalham diretamente com este público. Em 2017 o Espaço foi remodelado, com nova localização na feira e sistema de agendamentos entre expositores e compradores, o Espaço LGBT apresentou bons resultados. Para a 30° edição do evento, que ocorre em 2018, os participantes podem esperar muitas novidades!

                      De acordo com a IGLTA, o mercado de viagens gays e lésbicas movimenta US$54 bilhões anuais, uma prova de que todo investimento neste segmento turístico é muito válido. Tais dados reforçam o potencial e a força desse importante nicho de mercado para o setor, para tanto o FESTURIS Gramado também direciona os seus holofotes para esse segmento.

                      Destinos como São Paulo, Uruguai, Florianópolis e Porto Alegre, além de entidades como Abrat GLS, Revista Via G, entre outros participam anualmente do espaço na feira para apresentar as principais novidades do setor e fomentar negócios.

                      Expositores interessados em participar do Espaço LGBT podem reservar seu stand ou balcão pelo e-mail andrea@rossiezorzanello.com.br, ou pelo telefone: (54)3295-8506.

                       

                      Diferenciais do Espaço LGBT FESTURIS

                        • Programação Social Exclusiva
                        • Catálogo exclusivo

                        Espaço Entretenimento FESTURIS

                        Espaço Entretenimento FESTURIS

                        A indústria turística assim como a de entretenimento se reformula continuamente e busca acompanhar as novidades desse mercado que é cada vez mais ágil. Dentro deste contexto, o nicho de parques e entretenimento foi alavancado nos últimos anos. O Espaço Entretenimento FESTURIS busca apresentar ao trade turístico nacional e sul-americano as evoluções, lançamentos e novas diretrizes desse segmento que vem conquistando cada vez mais os viajantes, independe da idade, visto que essa indústria trabalha forte também para encantar os adultos. Estão incluídos neste espaço da feira os parques temáticos focados em personagens, parques aquáticos, de aventura e ecoturismo, museus temáticos, equipamentos de entretenimento em geral, além de todas as experiências preparadas para o entretenimento dos turistas e visitantes.

                        Razões para ter sua marca presente no Espaço Entretenimento FESTURIS:

                        • Networking – possibilidade de contatar empresas do mesmo segmento e impulsionar a rede de relacionamentos.
                        • Buyers Club – ferramenta eficaz no agendamento de reuniões, buscando otimizar o tempo dos expositores e participantes;
                        • Conhecimento – além das capacitações, acompanhar as tendências do setor e as novidades para os próximos anos e qual o rumo deste mercado e suas inovações.
                        • Visibilidade – Sua marca terá destaque e será acompanhada de perto, de forma interativa, com os mais de 14 mil profissionais do turismo nacional e internacional que visitam Gramado para os dois dias de feira.

                        Marcas que já estiveram presentes neste espaço: Beto Carrero, Alpen Park, Mini Mundo, Snowland, espetáculos Korvatunturi e Bellepoque, parque Terra Mágica Florybal, entre outros.

                        Marcas e destinos interessados em ser expositor deste espaço podem entrar em contato com o Núcleo FESTURIS, pelo telefone: (54)3295-8506, com Andréa Oliveira.

                        Diferenciais do Espaço Entretenimento FESTURIS

                        • Serviços de Wi-fi

                          FESTURIS Gastronomia

                          Espaço Gastronomia FESTURIS

                          Espaço Gastronomia chama a atenção e deixa os participantes do FESTURIS com água na boca. Dividido em três ambientes, o espaço apresentou a união do Turismo com a Gastronomia, em um conceito que uniu experiências e viagens.

                          Em 2017 o FESTURIS teve a Arena Gastronômica, um espaço show da feira, onde renomados chefs, mestres cervejeiros, baristas e sommeliers, foram desafiados a mostrar, com muito talento e criatividade, experiências exclusivas da gastronomia dos destinos expositores. O Espaço Gastronomia reuni destinos, capacitações e workshops.

                           

                           

                          Diferenciais do FESTURIS Gastronomia

                            • Bistrô Bar

                            Espaço Cultural & Religioso

                            O FESTURIS Gramado sempre vanguardista e grande incentivador de novidades junto ao mercado turístico, em 2006 lançou o Espaço Cultural e Religioso com objetivo de fomentar esse nicho de mercado. A relação do turismo com a cultura e religiosidade é intrínseca e no presente cenário elas estão conquistando cada vez mais espaço. Outro fator importante são os destinos exóticos que estão  sendo muito procurados pelos viajantes.

                            A diversidade da cultura brasileira também esta refletida no contexto religioso que está em crescente ascensão. Segundo dados do Ministério do Turismo 17,7 milhões de pessoas foram motivadas pela fé para viajar pelo Brasil em 2014, estes números exemplificam o crescimento desse segmento.

                             

                            Razões para ter sua marca presente no Espaço Cultural e Religioso FESTURIS:

                            • Networking – possibilidade de contatar empresas do mesmo segmento e impulsionar a rede de relacionamentos.
                            • Buyers Club – ferramenta eficaz no agendamento de reuniões, buscando otimizar o tempo dos expositores e participantes;
                            • Conhecimento – além das capacitações, acompanhar as tendências do setor e as novidades para os próximos anos e qual o rumo deste mercado e suas inovações.
                            • Visibilidade – Sua marca terá destaque e será acompanhada de perto, de forma interativa, com os mais de 14 mil profissionais do turismo nacional e internacional que visitam Gramado para os dois dias de feira.

                            Marcas que já estiveram presentes em outras edições – Santa Maria, Santuário de Aparecida, Trindade, Farroupilha, Templo Budista, Santuário Nacional de São José de Anchieta, Santa Cruz do Rio Grande do Norte, Petrópolis, Itapemirim, entre outros.

                            Marcas e destinos interessados em ser expositor deste espaço podem entrar em contato com o Núcleo FESTURIS, pelo telefone: (54)3295-8509 com Paola Schommer Benevenuto. 

                            Diferenciais do Espaço Cultural & Religioso

                                Conheça Gramado

                                Gramado - Rio Grande do Sul

                                Gramado, a pequena cidade com característica européia e sede do FESTURIS – Feira Internacional de Turismo, é considerada um modelo de planejamento turístico no Brasil. Dotada de completa infra-estrutura hoteleira e gastronômica, é frequentada por milhares de turistas do Brasil e de outros países. Seu centro é um verdadeiro shopping a céu aberto, com lojas de grifes fazendo contraponto aos artesanatos e chocolaterias – outra marca registrada da cidade. Gramado é ainda privilegiada por suas áreas verdes que abrigam condomínios, mais de uma centena de hotéis, parques e áreas de lazer.

                                O Estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil, onde está Gramado, é a principal via de acesso para o Mercosul. Sua capital, Porto Alegre, é considerada o centro deste mercado comum formado por Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai e que tem como associados Chile e Bolívia. A estratégica posição geográfica do estado faz dele a segunda maior porta de entrada de turistas no Brasil. Com quatro estações bem definidas, o Rio Grande do Sul foi colonizado por imigrantes açorianos, alemães e italianos, que aqui encontraram um pedaço da Europa. O estado tem ainda forte influência hispânica, devido à proximidade com os países de fala espanhola, com os quais faz fronteira.