< Ver todas as notícias

Projeto Gralha Azul, momento de homenagem e sustentabilidade

13/11/18, por FESTURIS

Projeto_graljha_Azul_2018.jpg

 

Ocorreu no sábado, dia 10, o plantio de mudas de araucárias e uma bela homenagem ao Sr. Hélio Lima Duarte, marcando a reativação do Projeto Gralha Azul, um momento muito especial para a 30ª edição do FESTURIS Gramado. A ação foi realizada às 12h30, no Jardim do Hotel Master Gramado e contou com a presença de 50 convidados e personalidades do turismo.

 O projeto deixa um legado e provoca um pensar sobre a sustentabilidade e o futuro. O Projeto Gralha Azul,é uma iniciativa de sucesso realizada nos primeiros anos da feira, idealizada pelo Sr. Hélio Lima Duarte, que esteve presente e recebeu esta homenagem. “Foi realmente um projeto de muito sucesso e muito bonito. Eu agradeço ao FESTURIS e principalmente a Marta, que 30 anos depois ainda lembraram do Gralha Azul e resgataram essa ideia. Obrigado pela lembrança, já estou muito idoso, com 93 anos, é uma homenagem que vou levar para o céu”, destacou Hélio.

O Projeto Gralha Azul

Idealizado pelo Sr. Hélio Lima Duarte, quando sócio da antiga Soletur, o Projeto Gralha Azul nasceu com o intuito de preservar a natureza, por meio do plantio de araucárias em Gramado. O nome do projeto faz referência à ave símbolo do Rio Grande do Sul, que durante o inverno, retirar o pinhão, o transporta e enterra para estocar. Nesse processo, contribui para a fixação e distribuição das araucárias em diversas áreas.

O projeto era realizado na fazenda da família Perini (proprietários do Hotel Serra Azul), localizada entre Gramado e Canela. Local para onde seu Hélio levava grupos de turistas para plantarem mudas de araucárias.   



Realização