< Ver todas as notícias

Livro de Iraci Casagrande celebra os 60 anos da Festa das Hortênsias, evento que impulsionou o turismo em Gramado

30/11/18, por FESTURIS

iracy2.png

A Festa das Hortênsias teve sua primeira edição nos dias 07 e 08 de dezembro de 1958, em Gramado. O evento, que impulsionou de forma muito expressiva o turismo na cidade e região, completa 60 anos em 2018. Para celebrar a data e manter viva essa importante parte da história do município, Iraci Casagrande, que foi rainha na primeira Festa, lança seu novo livro relembrando o evento e contando detalhes das 12 edições do evento.

A obra de Dona Iraci busca resgatar essa importante parte da história de Gramado, deixando-a registrada como um acervo para toda a população do município. “Eu fiquei cerca de um ano escrevendo o livro. Foi um trabalho de muita pesquisa, onde recolhi muitas fotos, muito material para que ficasse o mais completo possível”, destaca a autora. Intitulado “O lago, as hortênsias e o turismo”, o livro traça de que forma a Festa das Hortênsias despertou um viés empreendedor em Gramado, modificando a forma como a cidade tratava e trabalhava o turismo na época.

“É uma obra muito importante para se entender o turismo de Gramado. Foi um ano de muita pesquisa para desenvolver o texto e cinco anos com ele guardado em casa até que conseguisse o apoio necessário para o lançamento. Me sinto muito feliz por conseguir deixar esse legado para a cidade através de um livro feito com tanto carinho e dedicação”, ressalta Iraci Casagrande.

A autora conta que buscou falar de todas as edições da Festa e não somente daquela em que foi rainha, dando destaque para todas as soberanas e comissões organizadoras. “A Festa das Hortênsias foi um evento muito importante para Gramado e que foi construída por várias pessoas, por isso quis dar destaque para todos que contribuíram para essa história. Me emociona muito tornar esse sonho realidade através do livro”, disse.

Quem patrocina o livro é o grupo empreendedor Golden Propriedades de Lazer, representado em Gramado por Giovani Ghisleni. “Nosso propósito em nos envolver em projetos de resgate como este, que compartilha o melhor da nossa cultura, história e hospitalidade, é o de multiplicar nas pessoas, cidadãos e turistas, este sentimento de colaboração e valorização para o cuidado de tudo que fez de Gramado uma cidade dos sonhos. É para isso que a Golden Propriedades de Lazer existe. Para fazer de turistas encantados, cidadãos apaixonados pela Serra Gaúcha, realizando este sonho dourado de poder sempre voltar, amar e cuidar dessa preciosidade que é Gramado”, frisou Ghisleni.

 

O evento de lançamento ocorre no dia 07 de dezembro, às 16h30min no Laghetto Stilo Borges, em Gramado. A data foi escolhida justamente por marcar os 60 anos da primeira edição da Festa das Hortênsias, tema central da obra. A Rossi & Zorzanello apoia este evento.



Realização