< Ver todas as notícias

Florestal assume e projeta expansão da Planalto Chocolates

06/12/18, por FESTURIS

floresta 2.png

Sediada no município de Lajeado/RS, a Florestal é empresa líder com uma capacidade produtiva de 210 toneladas diárias entre balas, pirulitos, gomas de mascar, drops, balas de goma e balas de pectina. Exportando seus produtos para mais de 80 países nos 5 continentes a Florestal apresenta mais de 250 ítens em seu portfólio e acaba de agregar mais uma marca: a Planalto Chocolates de Gramado, empresa com mais de 40 anos de tradição no mercado.

“Quando a Florestal identificou a aquisição da Planalto como uma grande oportunidade, um dos principais atributos que já chamava a atenção da empresa e seus executivos, era o alto nível dos produtos da marca. Concluiu-se que isto já estava alinhado com princípios estratégicos da Florestal. Desde a compra, o trabalho de identificar pontos de melhoria está em curso e as mudanças estão em curso. A estratégia contará com várias ações que proporcionarão maior visibilidade para a marca Planalto e um planejamento comercial mais ousado e assertivo”, destaca O CEO da empresa, Mauricio Weiand, que fala em entrevista sobre a aquisição, planejamento e ações para a marca gramadense.
 

Gramado é referência quando o assunto é chocolate caseiro. A aquisição da Planalto Chocolates é estratégica para a Florestal?

Com certeza.  Uma das diretrizes estratégicas da Florestal Alimentos é oferecer ampla linha de produtos aos seus clientes e consumidores. A experiência adquirida pela Florestal na categoria de chocolates há alguns anos atrás, evidentemente impulsionou a decisão para o retorno à produção de chocolates. O reconhecimento atual do público brasileiro pela qualidade dos produtos da região de Gramado, principalmente os chocolates, também contribuiu para esta decisão, pois existe um claro alinhamento estratégico com a empresa.

           

Sendo referência e uma das principais empresas de doces do país, como a Florestal pode contribuir para o crescimento do setor em Gramado e na Serra Gaúcha?

O consumo percapita brasileiro ainda é baixo, quando comparado a vários países. Desenvolver o maior consumo passa pelo adequado trabalho das empresas para com os seus públicos. Sabemos que o chocolate conta com atributos naturalmente interessantes para serem trabalhados e isto facilita o desenvolvimento de estratégias com vista a despertar a atenção dos consumidores. Com o passar dos anos, Gramado tem “subido degraus” importantes na cabeça dos consumidores e é claro que isto tende a reforçar e melhorar a posição da região como referência, principalmente na produção de chocolates.

A Florestal, que atualmente entrega ao mercado brasileiro e mais 82 países, cerca de 700 milhões de unidades mensais, entende que pode colaborar de forma significativa na consolidação e crescimento do ramo chocolateiro da região. Concluímos que apesar da região contar com um grande número de fabricantes e que acabam competindo entres si, o trabalho comum precisa ser direcionado à ampliação do consumo.       

          

 

Ao chegar a Gramado, como a Florestal pretende usar a vitrine Serra Gaúcha para potencializar ainda mais negócios no Brasil e no exterior?

A marca Planalto, inserida na dinâmica da região, que já conta com muito prestígio por parte dos consumidores, irá receber muitos investimentos com o objetivo de garantir maior visibilidade para a marca. O projeto de expansão das franquias, com certeza irá contar com a chancela de ser um produto de Gramado.  Entendemos que este é um princípio básico.

A associação será promovida através de diversas peças de comunicação, além das próprias embalagens dos produtos.

 

Quais as principais iniciativas da Florestal e ações previstas para 2019?

Principalmente novas linhas de produtos. A Florestal irá agregar novidades em seu portfólio ainda no primeiro semestre do ano, que caracterizam produtos diferenciados para o mercado brasileiro. Além de novas categorias para a linha Planalto também no primeiro semestre de 2019.

           

Com 80 anos de história, qual o segredo para se manter forte e atuante no mercado por tantas décadas?

Podemos dizer que a total dedicação da equipe Florestal para proporcionar às pessoas pequenos momentos de felicidade. Desta forma traduzimos as milhões de unidades produzidas pela empresa a cada dia e distribuídas pelos milhares de pontos de vendas pelo país e também exterior. Esta dedicação passa por todos os processos, para que tenhamos a garantia de disponibilizar produtos de extrema qualidade, que garantam o deleite dos consumidores. Adoramos o que fazemos e desta forma tudo fica mais simples. É claro que os desafios são os mais variados, assim como em outros negócios, mas nosso foco nos permite contar com mais acertos do que erros, e isto tem nos feito avançar.

Acreditamos nas pessoas e sua capacidade de contribuir para o negócio como um todo e isto sempre foi um dos nossos alicerces.



Realização