< Ver todas as notícias

ABAV-RS em busca de um agente de viagem cada vez mais capacitado

26/11/18, por FESTURIS

Joao_abav_rs_festuris_2018.jpg

João Machado, presidente da ABAV RS, fala ao JF sobre sua gestão à frente da associação, o papel da entidade junto aos agentes de viagens e faz ainda um panorama sobre o futuro das agências no estado e país.  Para ele, a capacitação dos agentes é ponto fundamental para que sempre se mantenham ativos e relevantes no mercado, e explica que ações da ABAV são pensadas anualmente para incentivar os profissionais. 

 

O que considera o legado mais importante de sua gestão frente a ABAV-RS?
João Machado:
O legado mais importante da minha gestão, na verdade, tem sido construído ao longo dos últimos anos. Com o apoio dos diretores e ex-presidentes, temos conseguido resgatar a imagem e importância da entidade. Sabemos quão difícil é para associações e sindicatos transmitir credibilidade e conseguir engajamento por parte dos associados. Ver que a ABAV-RS é uma entidade respeitada, que consegue angariar novos associados é para mim o grande legado da nossa gestão.

Pode nos fazer um raio-X do mercado de agências de viagens do RS?
João Machado:
Em comparação com alguns anos atrás, quando as agências eram grandes em número de funcionários, percebe-se que hoje estão menores e cada vez mais especializadas, fazendo um atendimento personalizado às necessidades de cada cliente. Grandes agências acabaram se dividindo em duas ou três menores, seguindo também este novo perfil. O mercado está crescendo, com muitas agências novas com grande potencial no estado.

A categoria está unida no Rio Grande do Sul?
João Machado:
A categoria está unida sim! Tanto agências quanto entidades têm procurado trocar informações e se unir em parcerias e propósitos comuns.

Quais as principais saídas, na sua opinião, que podem servir para o fortalecimento da profissão agente de viagens?
João Machado:
É importante que o agente de viagem não pare nunca de buscar capacitação e conhecimento sobre novos destinos. Procurar um nicho específico de atuação, se tornando uma referência para o assunto, também é uma boa alternativa para se destacar no mercado. O modelo antigo de agência que vende pacotes e passagens apenas quando solicitado pelo passageiro, está com os dias contados.
 
Como uma entidade tão representativa como a ABAV-RS pode se manter atuante e representando e unindo os profissionais?
João Machado:
A ABAV-RS, pela credibilidade que conquistou ao longo dos anos é muito respeitada e representativa, sendo referência para assuntos do setor. Somos constantemente chamados a opinar em assuntos do turismo. Quanto ao nosso papel junto aos associados, temos buscado sempre a proximidade com o agente de viagens, para que seja possível entender suas necessidades e lutar por suas causas.
Quantos associados fazem parte do quadro da entidade?
João Machado: Hoje nosso quadro conta com 158 associados. Temos a meta de chegar a 200 agências, se possível ainda no próximo ano.

Quais os projetos que estão em andamento e você considera fundamentais que sejam mantidos na próxima gestão?
João Machado:
Muitos de nossos projetos se dão em parcerias, como a que temos com o FESTURIS. A feira tem grande engajamento dos agentes de viagens e temos unido esforços para propiciar a participação dos nossos associados. Neste ano, por exemplo, a ABAV-RS além de disponibilizar acomodação para alguns agentes, também conseguiu a isenção no Espaço Meeting.
A ABAV-RS também é parceira em projetos sociais, como o Outubro Rosa apoiando o Imama e outros projetos como a arrecadação e doação de itens de higiene e material escolar. E, também atuamos para proporcionar oportunidades de capacitação e parcerias entre agentes de viagens e fornecedores. Enfim, trabalhamos em diferentes frentes, sempre com foco em nos mantermos atuantes e trazendo benefícios aos associados.


A sua gestão conseguiu aumentar os benefícios aos associados? Quais são?
João Machado:
Expandimos a rede de benefícios através de parcerias para descontos online e mesmo em lojas físicas. Além disso, a ABAV Nacional também lançou novo cartão de benefícios, trazendo boas oportunidades nesse sentido, com negociações de descontos a nível nacional e internacional. Nossos associados também tem descontos e incentivos para participações de feiras e eventos, como a ABAV Expo e o próprio FESTURIS. E, têm acesso a capacitação e eventos organizados pela própria entidade.

Qual o formato e como será o pleito para a definição da nova gestão?
João Machado:
Meu mandato vai até outubro de 2019. Enquanto isso, temos conversado com bastante gente, atraindo um bom número de colaboradores, conselheiros e diretores interessados e aptos a seguir nosso projeto dando continuidade aos nossos esforços para que a ABAV-RS seja uma marca cada vez mais fortalecida do Rio Grande do Sul.

Fale um pouco sobre seus projetos pessoais e profissionais
João Machado:
Profissionalmente estou trabalhando para manter a consolidação da minha agência, que já está há 22 anos no mercado e tem seu espaço e respeito. No lado pessoal, dentro do setor, quero contribuir para que o turismo seja respeitado e compreendido pelos órgãos do governo. O turismo, se bem desenvolvido, pode ser uma grande saída para momentos de crise como o estado e o Brasil estão vivendo, sendo uma grande fonte de renda para o país – a exemplo da cidade de Gramado. Quando toda a população trabalha para receber e incentivar o turismo, ele se torna um grande potencial econômico, até porque, turismo não é apenas falar de férias e destinos, mas em receber pessoas. Então tenho o desejo de atuar para que isso possa acontecer.

Para você, o que é a ABAV-RS? e o que ela representa para o turismo?
João Machado:
A ABAV pra mim é a grande parceira do agente de viagens, sempre focada em achar as melhores soluções para seus agentes e associados. Buscando fazer a ligação entre órgãos de turismo e entidades com os associados e agências. A entidade representa muito para o turismo e tem grande credibilidade em todo o trade. 

Deixe uma mensagem para os associados e para a próxima diretoria da ABAV-RS
João Machado:
Minha mensagem é para que façam parte da ABAV, vivam a associação, tragam ideias e principalmente críticas para fortalecermos ainda mais a ABAV. Fica aqui meu agradecimento a todos que fizeram parte da história ao longo desses 57 anos, e que estarei sempre à disposição para ajudar nas futuras gestões. 



Realização