CIDADE

O Festuris é um dos maiores símbolos da vocação turística de Gramado.

Gramado é uma cidade muito mais do que encantadora. O charme das ruas floridas, os detalhes da arquitetura, o aconchego da hotelaria, o requinte da gastronomia, a qualidade dos produtos e serviços, a originalidade das colônias, a hospitalidade das pessoas, o cheiro da natureza.

Enfim, tudo em Gramado parece conspirar para que se vivam momentos únicos de prazer. Além disso, os amantes da natureza não podem deixar de fazer um roteiro de agroturismo, pois é nas colônias que se esconde a paisagem mais original e bonita de Gramado.

Infraestrutura

Com a maior infraestrutura turística do Estado do Rio Grande do Sul, Gramado oferece mais de 200 casas gastronômicas que servem desde o mais simples até o mais exigente paladar. A rede hoteleira conta com centenas de estabelecimentos e é reconhecida pela excelência dos serviços prestados.

Para tanto, disponibiliza em torno de 15.000 leitos. Para as atividades profissionais, conta com dois grandes centros de feiras e eventos que totalizam 35.000 m² de área, além dos centros de convenções e salas, encontrados em diversos hotéis.

Eventos

Os mega espetáculos realizados fazem brilhar os olhos daqueles que os assistem. O Natal Luz, um dos maiores eventos natalinos do mundo. O Festival de Cinema de Gramado, grande evento cinematográfico do país. A Festa da Colônia, exaltando as culturas típicas alemã e italiana. Além é claro do Festuris, uma das principais feiras de negócios turísticos da América do Sul.

Atrativos

A cidade Jardim das Hortênsias além de esbanjar elegância com sua arquitetura europeia e suas belezas naturais, encanta os visitantes apresentando belíssimos pontos turísticos, como parques temáticos ao ar livre e cobertos. Destaque também para o Lago Negro, um dos principais cartões postais de Gramado.

Clima

Gramado é muito mais do que lareira e vinho no inverno. As quatro estações do ano são bem definidas e proporcionam verdadeiros espetáculos da natureza. E para você, que pensa em Gramado para passear no frio, basta visitar a cidade nas outras estações. É de surpreender!

Rio Grande do Sul e as suas 27 regiões turísticas a serem desbravadas

No Rio Grande do Sul encontra-se paisagens totalmente diferentes a cada lugar visitado. A capital gaúcha tem vida cultural e boêmia pulsantes; história incrível e um dos patrimônios culturais da humanidade; belezas naturais de majestosos cânions e vastos campos de pampa gaúcho, além da costa doce e um litoral incrível procurado por visitantes vizinhos.

Em função da formação histórica, diversidade de paisagens e de culturas, e, ainda, da localização estratégica em relação aos países do Mercosul, o Rio Grande do Sul recebe um grande número de turistas, especialmente da América do Sul, sendo o terceiro estado brasileiro que mais acolhe viajantes internacionais. É o segundo principal portão de entrada brasileiro por via terrestre e o quarto por via aérea.

No que se refere ao turismo de negócios e eventos destaca-se a infraestrutura de Porto Alegre. A cidade é favorecida por possuir aeroporto internacional, o terceiro no Brasil em número de vôos internacionais diretos e por estar a cerca de 1h30 das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Montevidéu.

// Eventos

A gastronomia, os costumes e as tradições herdadas de seus imigrantes marcam a cultura e a diversidade do Rio Grande do Sul, compondo um calendário rico e desenvolvido ao longo de todo o ano. Em destaque os já consagrados: Feira do Livro, patrimônio cultural imaterial do estado; a Semana Farroupilha, que exalta as tradições gaúchas; a Bienal do Mercosul, mostra internacional de arte contemporânea; a Parada do Orgulho LGBTQI+, que celebra a diversidade no mês de junho em diversas cidades gaúchas.

Além disso, o Estado é sede: da Expointer, feira agropecuária de destaque nacional e internacional; do Festival Internacional de Balonismo de Torres; das mais variadas festas pelo interior, como a Festa Nacional da Uva, a Festa do Arroz, a Fenadoce, a Oktoberfest e a Festa Nacional do Vinho, que exaltam a gastronomia e agricultura local; e os mais aclamados eventos de Gramado, como o Festival de Cinema, a Festuris, uma das principais feiras de negócios turísticos da América do Sul, e o Natal Luz, um dos maiores eventos natalinos do mundo.

// Atrativos

O Rio Grande do Sul é extenso e cheio de atrações. Porto Alegre, capital gaúcha, é o local certo para negócios e eventos e presenteia os visitantes com uma vida cultural e noturna pulsantes em seus bairros tradicionais e boêmios, sem contar a agenda anual repleta de eventos. É onde encontra-se o Palácio Piratini, sede do governo do estado e um dos pontos turísticos mais visitados da capital. Para usufruir da natureza e aventura, indica-se a região dos Campos de Cima da Serra, local perfeito para a conexão com o mundo natural através de programas de ecoturismo e aventura. 

Para imersão na história, a Rota das Missões, Patrimônio Cultural da Humanidade, que inclui o Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo e as ruínas das igrejas, transportando para uma viagem aos séculos XVII e XVIII, constituindo o mais representativo conjunto arquitetônico dos 7 Povos das Missões em território brasileiro. No estado gaúcho curte-se ainda o mar no litoral norte, um dos destinos confirmados, no verão, por visitantes de países vizinhos, principalmente uruguaios e argentinos. Para amantes da cultura européia a Região das Hortênsias apresenta um pedacinho da Itália no sul do Brasil.

SAIBA MAIS SOBRE O ESTADO

Um estado rico em
diversidade e turismo

O evento é hoje a feira de negócios turísticos, geração de conteúdo, e networking mais respeitada da América Latina.

Exibição de Marca

Mais de 2500 marcas expostas no evento durante os dois dias.

Exibição de Marca

Mais de 2500 marcas expostas no evento durante os dois dias.

Exibição de Marca

Mais de 2500 marcas expostas no evento durante os dois dias.